segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Educação ambiental


No mundo atual quando se fala para as pessoas não jogarem resíduos no ambiente, por vezes ouvimos delas que não adianta colocar o resíduo no lixo se as outras pessoas não as acompanham na atitude correta., e é por esse pensamento que o mundo está vivendo catástrofes ambientais, pois um joga a responsabilidade para outro.
Frente a falta de consciência ambiental que vivenciamos hoje, temos que investir em educação ambiental, conscientizando as pessoas sobre o papel que o homem exerce na natureza. O investimento nessa educação começa nas crianças, pois quando crescerem vão ensinar outras crianças e assim se cria uma consciência ambiental forte, quebrando os paradigmas de que para desenvolver-se economicamente precisa pregar a destruição.
Devemos ensinar nossas crianças nas escolas a separar o lixo seco e orgânico, plantar mudas de árvores, desperdiçar menos água e alimentos, fazer seus próprios brinquedos de materiais recicláveis, entre outras práticas. Quando a criança faz seu próprio brinquedo a sua criatividade e auto-estima aumentam, pois ela sente que além de brincar está contribuindo para um mundo melhor.
Com a educação ambiental nas escolas, a garotada ao chegar em casa questiona seus pais por não cuidarem do meio ambiente e desta forma os adultos acabam tomando consciência dos atos degradatórios que cometem diariamente, seja derrubando árvores ou não separando o lixo.
Logo abaixo ensino como fazer um Ioiô de papel e elástico.

Ioiô de papel e elástico:
*Papel de jornal ou de caixa de sapato
*Fio látex
* Fita adesiva colorida
* 1 Tesoura
Faça uma bolinha de papel, coloque fitas adesivas sobre a bolinha e cole um pedaço de fita látex e está pronto o ioiô.

Referência: http://www.youtube.com/watch?v=Edxo_OMMYA8

Nenhum comentário:

Postar um comentário