sexta-feira, 16 de julho de 2010

Chuveiro econômico e ecológico


Uma empresa de minas gerais desenvolveu um equipamento que recupera o calor da água usada no banho para reaquecer a água que ainda vai entrar no chuveiro, que assim chega pré-aquecida, exigindo menor potência do chuveiro elétrico (item que mais gasta energia numa casa) e possibilita a redução de até 50 % no consumo em KW/h, independente da fonte utilizada para aquecer a água (Elétrica, gás, caldeira, solar e etc), e esta redução proporciona uma diminuição de até 30% na conta de energia de uma residência.
O invento foi criado pelo Tecnólogo José Geraldo de Magalhães, de Minas Gerais, que teve a idéia ao perceber que água quente era desperdiçada quando se esvaía pelo ralo. E assim ele inventou o "Recuperador de calor", que recicla o calor da água utilizada no banho para pré-aquecer a água fria que se dirige à entrada do chuveiro, reaproveitando em 80% a energia térmica da água. Este invento foi testado e aprovado na PUC Minas, e a pedido da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) se transformou em produto, que foi batizado de Kit Rewatt. Desde 2007 foram distribuídas milhares de peças para pessoas carentes da Região Metropolitana de Belo Horizonte, num programa elaborado e financiado pela CEMIG.
Além da economia de energia, o aparelho proporciona outras vantagens, tais como: economiza água; evita riscos de incêndio, sobrecarga do chuveiro e quedas de tensão e de chave; piso antiderrapante; não exige obras e manutenção e sim limpeza; é um produto ecológico.
O preço unitário do kit completo (base com o trocador de calor, conexões e chuveiro de oito temperaturas) é de R$ 390,00 e o frete é por conta do cliente.
Para mais Informações: www.rewatt.com.br

Referencias:

Jornal Bem Estar – Junho 2010

http://www.rewatt.com.br

4 comentários: